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O que é Call to Action - CTA e como escolher o melhor

Maikon Richardson
Escrito por Maikon Richardson em 03/04/2021
9 min de leitura
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O que é Call to Action CTA e como usar

Os visitantes estão chegando ao seu site, blog, e-commerce ou Landing Page e não estão convertendo? Então você precisa saber o que é um Call to Action – CTA e como escolher o melhor modelo para capturar a atenção dos seus visitantes e finalizarem suas compras ou Downloads.

Em todos os locais existem placas de orientação sobre como devemos proceder. Seja no trânsito ou em um shopping, indicando onde ficam os banheiros.

Sem contar, as diversas mensagens não-verbais como as luzes do semáforo ou placas de trânsito.

A princípio, o que elas têm em comum? São uma chamada para ação, indicam o que devemos fazer. Esta é uma das funções do CTA.

Continue lendo esse artigo para entender como eles são importantes para sua estratégia de Marketing.

O que é Call to Action – CTA?

No espaço virtual, o Call to Action – CTA ( chamada para ação) é uma chamada que indica qual ação deve ser feita pelo visitante da página e o direciona a realizá-la. O resultado pode ser uma compra.

O Call to Action pode ser visual ou textual. Geralmente, é um link ou um botão, no seu site, loja virtual, blog, e-mail, rede social ou anúncio que direciona o visitante a realizar uma ação.

É preciso fazer com que o visitante não apenas receba as informações de forma passiva, mas faça uma ação de imediato para receber algo de valor para ele como: assinar a newsletter (boletim de informações), baixar um e-book ou se inscrever em um curso gratuito.

O que é uma call to action
Call to action clássico

Para quem é o seu Call to Action

Em primeiro lugar, você deve entender quem é o seu cliente ideal e em qual estágio do funil de vendas (estrutura que mostra os passos do visitante) ela está. Pense quem é sua cliente ideal e para quem sua oferta será dirigida (persona).

Caso ainda não tenha uma persona construída, use nosso Gerador de Personas e crie o seu grátis!

Em segundo lugar, chame a atenção de seus visitantes com CTAs criados para ele e a acompanhe pelo funil de vendas. Incentive-os a seguir todo o caminho, e a guie até seu objetivo final.

No momento em que ela passa a ter conhecimento sobre o produto ou o serviço que sua empresa oferece e clica no CTA, você terá informações sobre seu visitante.

Como despertar a atenção do visitante

Para chamar a atenção do visitante você precisa despertar:

  • Atenção: momento em que o interesse do visitante é conquistado. Assim, ele continua a navegação.
  • Interesse: o visitante forma a primeira impressão sobre a oferta e toma a decisão de procurar mais informações sobre o seu negócio.
  • Desejo: o visitante faz uma análise detalhada da oferta e procura por benefícios.
  • Ação: é tomada a decisão de clicar no Call to Action.

Portanto, para que todas essas reações aconteçam, é necessário usar algumas técnicas e gatilhos mentais.

A) Gere um sentimento de urgência

A mensagem deve deixar clara ao seu visitante que deve clicar no Call to Action naquele momento da navegação ou perderá a chance.

Um CTA não deve deixar o visitante pensar muito e nem dar tempo para que ele realize a ação depois, pois isso pode não acontecer. 

Exemplo: Use o contador regressivo na oferta, gatilhos escassez, oferta única, etc.

B) Convença o visitante a clicar no CTA

Chame a atenção do visitante de uma maneira não agressiva. Dessa forma, ele dará o próximo passo dentro do seu espaço, de uma maneira natural.

Exemplo: Mostre benefícios, use imagens, cores contrastantes, verbos de ação. etc.

Todas as páginas do seu site ou loja devem ter um CTA. Assim criam-se diversas oportunidades de conversão.

Como escolher o CTA ideal para sua oferta

O CTA precisa ser notado e ser interessante para que o visitante clique nele. Por isso você deve atentar para:

O tamanho do CTA

O tamanho do CTA em relação aos demais elementos da página faz muita diferença. Defina de acordo com a sua importância e os demais elementos da página.

O importante é que o botão ou link deve ser bem visível para apresentar melhores resultados. 

A posição onde aparece o CTA

O importante é deixar a chamada bem visível. Normalmente é usado na barra lateral do site, no início, meio e final dos textos do blog. 

A composição de cores da página e a cor do CTA

Não é obrigatório que a cor seja forte, mas o fundo do CTA deve contrastar com a cor da página para que o botão seja visto.   

O uso de links

Uma dica é manter os links sublinhados ou com uma cor diferente do resto do texto. 

Esse tipo de CTA encaminha seus visitantes para outras páginas dentro do seu espaço. 

Certifique-se que tudo que funciona como link – texto, imagens ou botões – tenha o modo “clicável” (uma mão apontando).

As imagens utilizadas

As imagens chamam mais atenção do que as palavras. Analise várias antes de definir qual é o tipo mais indicado para que você consiga alcançar seus objetivos. 

Os números

Os números são uma forma de mostrar os benefícios do CTA: “Ganhe agora 30% de desconto” ou “Compre hoje por R$15,00”, por exemplo.

Textos

  • Crie um texto que tenha um conteúdo claro e específico.
  • Deixe evidente o que você quer que o visitante faça, as vezes, um texto convincente faz o visitante executar uma ação. Uma boa dica é escrever textos curtos e autoexplicativos para seus botões.  
  • Comece a frase com verbos (“fazer um download”);
  • Indique para o visitante sobre o que a oferta trata;
  • Ofereça algo que valha a pena.

Outros elementos da página que chamam a atenção para o CTA

  • Fonte do texto do botão diferente;
  • Espaço branco ao seu redor;
  • Forma retangular ou arredondada.

Como escolher o melhor tipo de CTA

Há várias maneiras que são eficientes para indicar a ação que você quer que o seu visitante faça:

  • Fazer um cadastro para receber newsletter;
  • Preencher um formulário;
  • Levar seu visitante a baixar, através do CTA, um material interessante. Mostre a ele que você é uma autoridade no assunto a que se propõe;
  • Pedir um orçamento;
  • Fazer um teste gratuito de software (programa de computador);
  • O visitante precisa compreender o seu negócio e saber que você está apto a resolver sua necessidade, então, ele dará o próximo passo.
  • Responder uma pesquisa: Quando o visitante responde um questionário, você conhece mais sobre seu público, o que ajuda a planejar estratégias para o seu negócio.

Escolha aquele que mais se adequa a sua oferta.

Formatos de Call to Action

1. Botões de Call to Action

Botões são um dos formatos mais encontrados em páginas de sites. O CTA precisa se destacar na página e para ter um design (um formato) eficaz. É importante considerar mais do que só o botão. É preciso levar em conta elementos como cor de fundo, imagens e textos em volta. 

Para ajudar o visitante a comprar um produto em uma loja online, por exemplo, a página deve apresentar um botão para completar essa ação, com o texto “concluir compra”.

2. Banners

Um banner é uma imagem que oferece mais espaço, assim, você consegue colocar mais informações sobre o assunto para o qual você quer chamar a atenção do visitante. 

Exemplo: Ao ler um post no blog, um banner desliza do rodapé da página com um CTA para que o visitante assine o blog. O banner traz um texto que diz que o visitante receberá dicas sobre como melhorar suas habilidades gerenciais e o post que ele estava lendo era sobre esse assunto. O Call to Action oferece algo que já tinha despertado o interesse do visitante.

Esse CTA lateral de blog é muito chamativo, gera muitos cliques e vale, na nossa indicação usar esse espaço para uma chamada de ação.

3. Redes sociais

Um CTA pode ser um convite para que seus visitantes sigam sua marca nas redes sociais. Dessa forma, você terá um contato mais pessoal com o visitante. 

Quando seu conteúdo é compartilhado, você consegue que outro público entre em contato com seus produtos e serviços.

4. Publique um vídeo

O cérebro humano consome informações de maneira mais fácil no formato audiovisual.

Sugira um vídeo que tenha conteúdo semelhante aos textos postados na sua página e gere mais fluxo de visitantes. 

5. Faça um download:

Leve o seu visitante a baixar, através do CTA, um material interessante. Mostre a ele que você é uma autoridade no assunto a que se propõe. 

6. Promova um evento

Através do CTA você demonstra que sua empresa faz ações fora da internet também.

Lembrete: esse tipo de CTA só pode ficar em sua página até a data da realização do evento.

7. Peça que seu visitante responda a uma pesquisa

Pedir para que os visitantes respondam a um questionário faz com que você conheça mais a respeito de seu público, o que ajuda a planejar estratégias para o seu negócio.

8. Ofereça um conteúdo gratuito

Ofereça uma amostra grátis de um produto ou serviço que você vende. Convide o visitante a testar seu produto antes de comprá-lo.

9. Anúncios pagos

Um anúncio no Google ADS ou Facebook ADS sem um Call to Action, não garantirá que o visitante saiba o que fazer em seguida. O papel do CTA é incentivá-lo a clicar em seu anúncio imediatamente.

Como saber se o CTA deu resultado

A taxa de conversão (conversion rate) avalia o número de visitantes que efetuaram uma ação, tais como: o clique em um Call to Action, o preenchimento de um formulário ou uma inscrição.

Se, por exemplo, numa campanha enviada para 245.000 e-mails, 7.000 destinatários abriram o e-mail e 180 efetivaram compras, qual seria a taxa de conversão?

Taxa de conversão = 180 x 100 / 7.000 = 2,57% de conversão.

O maior desafio é levar os visitantes ao botão de “Pedido” ou “Adicionar ao Carrinho”.

Se você puder convencer alguns visitantes a fazer isso todos os dias, você vai ter vendas significativas.

Você pode acompanhar esses indicadores (KPIs) através do Google Analytics ou de ferramentas de automação de Marketing.

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Referência para livros e trabalhos acadêmicos

RICHARDSON, Maikon. O que é Call to Action – CTA e como escolher o melhor. Disponível em: https://maikon.biz/o-que-e-call-to-action-cta-e-como-escolher-o-melhor/. Acesso em: 03/04/2021*

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