Diferente do que muitos pensam, as métricas são a base do Inbound Marketing. Esses indicadores, também chamados KPI (Indicadores-chave de Performance), permitem que as empresas avaliem o desempenho das suas estratégias digitais e tomem melhores decisões. Por isso, falaremos sobre uma das métricas mais importantes do Marketing Digital, o Custo de Aquisição de Clientes — CAC.
O que é Custo de Aquisição de Clientes — CAC?
Custo de Aquisição de Clientes — CAC é uma métrica usada para avaliar se o investimento feito para atrair novos clientes está valendo a pena.
Basicamente, o CAC compara o valor gasto pela empresa com a quantidade de novos clientes conquistados em um determinado período.
Dessa forma, é possível analisar a saúde dos negócios e adotar estratégias para melhorar o seu desempenho.
Como calcular o custo de aquisição de clientes – CAC?
O mais importante para calcular o CAC é o controle de todo o processo de vendas, pois o seu cálculo envolve toda a jornada de compra do cliente. Para obter informações exatas é necessário:
- Definir um período, em geral, 30 dias;
- Identificar todos os investimentos com Marketing e vendas nesse período;
- Levantar o número total de novos clientes nesse período.
Os investimentos em Marketing e Vendas, envolvem:
- Salários dos colaboradores;
- Infra-estrutura e equipamentos usados para a operação;
- Todos os pagamentos com Google ADS, Social Media ADS, Marketing de Conteúdo, etc.;
- Todas as ferramentas de Marketing e Vendas;
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Em seguida, basta dividir a soma dos investimentos em Marketing e Vendas pelo número de novos clientes conquistados.
Por exemplo, se em um mês sua empresa gastou R$ 500,00 em Marketing e Vendas e conquistou 5 novos clientes, o seu CAC é de R$ 100,00.
CAC= 500,00 / 5
CAC= 100,00
Mas como saber qual o CAC ideal para o seu negócio?
Qual o Custo de Aquisição de Clientes ideal?
Por norma, quanto menor o CAC da sua empresa, melhor; pois, isso quer dizer que você está recebendo o retorno do investimento.
Entretanto, o CAC ideal pode variar conforme o tipo do seu negócio, visto que é necessário analisá-lo com outras métricas.
Por exemplo, para empresas que trabalham com vendas pontuais, o melhor é que o Custo de Aquisição de Clientes seja menor que o Ticket Médio.
Em contrapartida, negócios de compras recorrentes precisam que o CAC seja menor que o Lifetime Value.
Como usar o CAC na tomada de decisão?
Sem dúvida, conhecer o Custo de Aquisição de Clientes do seu negócio é importante: ele ajuda você a tomar boas decisões. Como assim?
Por exemplo, se você calcular o CAC e perceber que ele é maior que o Ticket Médio ou o Lifetime Value, isso significa que você está gastando mais do que ganha ao atrair novos clientes.
Nesse caso, é o momento de pensar em uma estratégia que reduza gastos, aumente os resultados e/ou melhore a retenção e fidelização.
Por outro lado, se o CAC for bem menor do que o Lifetime Value ou o Ticket Médio, isso mostra que os investimentos estão sendo eficientes.
Então, se a empresa investir um pouco mais nas estratégias que já usa, ela poderá crescer sem prejudicar sua saúde financeira.
De fato, o CAC é um indicador que mostra muito mais do que o quanto uma empresa gasta para conquistar novos clientes. Ele revela como está a saúde financeira da empresa e, se usado junto com outros KPIs, pode ajudar a tomar melhores decisões.
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Referência para livros e trabalhos acadêmicos
RICHARDSON, Maikon. Custo de Aquisição de Clientes: o que é, como calcular o CAC. Disponível em: https://maikon.biz/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac. Acesso em: 16/04/2022*
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